Como Criar uma Lista de Clientes como Hairstylist Autônomo

por Reinaldo Teles
Como Criar Lista de Clientes como Hairstylist Autônomo

Como Criar uma Lista de Clientes como Hairstylist Autônomo:

Você Está Buscando Criar Sua Rede de Freelancer?

Quer aumentar sua clientela como freelancer ou dar o salto para ter seu próprio negócio? Criar sua lista de freelancers para obter trabalho extra ou decidir sair de um salão de beleza para trabalhar com cabelos por conta própria não precisa ser assustador.

Com algumas dicas de estilistas profissionais que entendem de negócios, você estará preenchendo sua agenda em pouco tempo e ficará surpreso com a clientela recorrente que terá na sua agenda. Continue lendo para obter as melhores dicas de Andrew Fitzsimons e Annagjid “Kee” Taylor sobre como eles conseguiram aumentar sua rede como freelancers, desenvolver sua própria marca e gerir salões.

COMO CRIAR UMA LISTA DE CLIENTES COMO HAIRSTYLIST AUTÔNOMO:

PONDERE SUAS OPÇÕES

Dar o salto para aceitar clientes freelance além de um trabalho em um salão de beleza em tempo integral ou tornar-se freelance em tempo integral pode parecer assustador. Mas você sabe o que é melhor para você. Você saberá quando é o momento certo para aceitar mais clientes ou mudar completamente para freelancer e gerenciar seu próprio negócio com base no seu volume.

“Quando domino meu ofício, sempre penso em como posso ganhar mais dinheiro. A única maneira que eu conhecia de fazer isso era abrir meu próprio salão. No início, não deu certo e eu fechei o salão e trabalhei com outra pessoa por alguns anos. Quando me senti confortável o suficiente para abrir meu próprio salão novamente, abri meu salão atual, o Deeper Than Hair, há cerca de 10 anos.

Depois de abrir o salão, comecei a pensar mais sobre como poderia continuar crescendo. Comecei a trabalhar para minha amiga de longa data, Nafeesa Williams, que queria seguir uma carreira no setor de entretenimento. Ela me levou para seus projetos como cabeleireira e eu sabia que isso era algo que eu queria continuar fazendo, e foi assim que minha carreira como freelancer começou”, diz Annagjid “Kee” Taylor, cabeleireira de celebridades, especialista em cabelos, CEO e proprietária de salão na Filadélfia.

As primeiras clientes freelancer de Taylor que eram celebridades foram Tisha Campbell e Tichina Arnold. Na verdade, ela fez as unhas de Campbell e as sobrancelhas de Arnold, mas sabia que queria continuar trabalhando na área e estava pronta!

Para Andrew Fitzsimons, cabeleireiro de celebridades como Khloé Kardashian, Jennifer Lopez e Joan Smalls (para citar algumas), o caminho para o trabalho autônomo era algo que ele queria fazer em seus próprios termos. “Eu sabia desde muito jovem que fazer cabelo era minha paixão. Poder fazer isso em meus próprios termos e aumentar minha clientela era algo com que eu sempre sonhei. Depois de morar na Irlanda, em Paris, em Nova York e em Los Angeles, eu tinha experiência e conhecimento suficientes para fazer meu nome nesse setor e essa foi uma das melhores experiências e decisões da minha vida”, diz Fitzsimons.

Quando se mudou para Nova York, ele conseguiu trabalhos para Adele quando seu álbum 21 estava sendo lançado nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, ele também estava trabalhando com Mariah Carey.

DIVULGUE-SE

Na era das mídias sociais, fazer seu próprio marketing nunca foi tão fácil. Há muitos cabeleireiros dando dicas para seus seguidores no Instagram e no TikTok. Muitos conseguem toneladas de trabalhos freelance com isso. Na verdade, é assim que nos conectamos com muitos de nossos profissionais, estando em contato por meio das mídias sociais, onde eles publicam seu trabalho e mostram o que é único para eles como estilistas.

“Aproveite as vantagens das mídias sociais. Isso às vezes é recebido de forma diferente, mas você pode manter sua vida privada e, ao mesmo tempo, mostrar seu trabalho publicamente. O Instagram, é uma plataforma gratuita para se promover. Publique o quanto quiser e apresente seu melhor trabalho e você atrairá o público certo”, diz Taylor.

Fitzsimons acrescenta a importância de confiar em seu instinto nessas situações. “Tente não se questionar demais, pois é muito fácil se convencer a não publicar ou promover a si mesmo e ao seu trabalho”, diz ele.

TENTE NÃO SE COMPARAR

Com as mídias sociais, é fácil se comparar com os outros. Você não está competindo com outros estilistas; na maioria dos casos, os colegas estilistas da sua rede o ajudarão a aumentar sua clientela freelancer. Talvez você trabalhe com alguém em conjunto em uma sessão de fotos e, da próxima vez que tiver uma oportunidade, talvez precise de uma equipe para levar com você. Mantenha os bons por perto, pois há o suficiente para todos e todos temos sucesso trabalhando juntos.

“Seja sempre fiel a si mesmo. Não comece pensando que precisa ser outra pessoa que não você mesmo. Há um público para todos e é mais fácil manter-se fiel a si mesmo do que fingir ser alguém que você não é”, diz Taylor.

Fitzsimons observa que a melhor coisa que você pode fazer é permanecer fiel às suas crenças e trabalhar duro para apoiar aqueles que o apoiam. “Minha mãe sempre me disse para ser gentil, trabalhar duro e nunca tirar um dia de folga (até hoje, a única vez que tirei folga foi por causa de uma intoxicação alimentar!

MANTENHA-SE ORGANIZADO

Provavelmente a parte mais importante da administração de qualquer tipo de negócio, especialmente se for o seu próprio. Quanto mais você conseguir manter o controle de tudo, menos trabalho terá a longo prazo. Você não vai querer agendar clientes em duplicidade e, quando chegar a época dos impostos (ufa!), você vai querer que tudo seja fácil.

“Gosto de escrever uma lista de coisas que preciso fazer no início da semana e trabalhar para realizá-las ao longo dela. Eu me aposentei de estar atrás da cadeira, mas ainda me certifico de que o salão esteja bem conservado, mesmo morando do outro lado do país. Também tenho uma pequena equipe que ajuda nos negócios. Minha clientela de celebridades se tornou minha amiga e uma das principais coisas que faço agora é priorizar meus trabalhos com base na importância e estabelecer limites de acordo com as solicitações que chegam”, diz Taylor.

Para Fitzsimons, ele diz que “poder combinar seus clientes autônomos e sua marca tem sido uma grande bênção. Poder usar meus produtos em meus clientes une os dois mundos e adoro ver minha clientela usar e adorar os produtos por conta própria. Ter as duas coisas sendo gerenciadas juntas é realmente uma experiência única que tenho a sorte de ter”, acrescenta Fitzsimons.

NÃO PARE DE CRIAR

Conforme mencionado, as mídias sociais são importantes para promover a si mesmo e a sua experiência. Basicamente, é o seu site e um portfólio do seu trabalho e da sua clientela.

“Sempre crie algo para as pessoas verem. Crie conteúdo, organize uma sessão de fotos com seus amigos e seja estratégico com suas postagens. Promova a si mesmo e mostre do que você é capaz. Eu sempre digo que a agitação supera o talento em qualquer dia, portanto, divulgue seu trabalho e permita que você seja visto para que as pessoas possam se interessar por ele. Nada acontece da noite para o dia, mas seja paciente e se esforce o máximo que puder e, no final, tudo valerá a pena”, acrescenta Taylor.

ESTÁ PROCURANDO MAIS DICAS DE PROFISSIONAIS? CONFIRA ESTE ARTIGO SOBRE COMO RECONSTRUIR SUA CLIENTELA DEPOIS DE SE MUDAR PARA UMA NOVA CIDADE.

Fonte: Olivia Cefalu

Você pode gostar

Deixe um comentário