Como Reconstruir sua Clientela se Você se Mudar

por Reinaldo Teles
Reconstruir sua Clientela

Como Reconstruir sua Clientela se Você se Mudar

Mudar para uma nova cidade é um desafio para qualquer pessoa. Além de novos amigos e uma área totalmente nova para se adaptar, você também precisa de um novo local de trabalho. Mas quando se trata de cabelos, encontrar esse local de trabalho é apenas a ponta do iceberg – você também precisa de uma nova safra de clientes fiéis.

Qualquer pessoa que já tenha trabalhado atrás da cadeira sabe que uma clientela dedicada não surge da noite para o dia.

É preciso muito cuidado para construir esses relacionamentos duradouros; leva tempo para provar que você é a pessoa certa para cuidar dos fios de alguém. Como criar uma clientela como cabeleireiro se você se mudar pode ser resumido em uma palavra: assustador!

“Estilistas e coloristas podem ter problemas para criar uma base de clientes por vários motivos”, diz Kate Reid, diretora de design de cores da KEVIN.MURPHY. “Costumamos colaborar com influenciadores que têm um grande número de seguidores, mas não são locais ou relevantes para os habitantes da região. Como resultado, eles realmente não direcionam o tráfego para o salão.

As mídias sociais devem ser usadas para atrair clientes, mas muitas vezes publicamos para cabeleireiros ou somos muito técnicos em nossas mensagens. Os clientes precisam se conectar e querem se parecer com as imagens que você compartilha nas redes sociais para motivá-los a ir ao salão.”

Mas antes que você fique sobrecarregado, leias as dicas incríveis sobre como criar uma clientela como cabeleireiro se você se mudar para uma nova cidade. Continue lendo e comece a trabalhar!

COMO RECONSTRUIR SUA CLIENTELA SE VOCÊ SE MUDAR:

ENCONTRE E CONCENTRE-SE EM SEU PONTO DE VENDA EXCLUSIVO

Assim como no TikTok, é mais provável que você se conecte com uma comunidade de cabeleireiros se você se concentrar em um nicho específico.

“Para o lançamento de nosso salão em West Hollywood, nos concentramos em oferecer os melhores serviços de descoloração da Costa Oeste”, explica Alex Brownsell, da Bleach London. “Isso nos ajudou a atrair clientes que estavam procurando especificamente por essa especialidade. O resultado é que esses clientes se tornam propagandas ambulantes de seus serviços, e você tem um claro ponto de diferença em relação a outros salões da região.

Se puder, ofereça descontos ou consultas gratuitas para pessoas que representem sua estética, e você ficará surpreso com a frequência com que estranhos os pararão e perguntarão: “Onde você fez seu clareamento?”

MANTENHA SUAS MÍDIAS SOCIAIS NO PONTO

Estamos em 2023 – e mesmo que você, pessoalmente, não esteja grudado em seu celular, muitos de seus novos clientes em potencial estão. As mídias sociais são uma oportunidade tridimensional para que as pessoas tenham um vislumbre do que você tem a oferecer sem ir diretamente ao seu salão.

“Esse é o primeiro lugar para onde os clientes irão quando ouvirem falar de você”, explica Brownsell. “Ter uma linguagem visual e estética claras ajuda os novos clientes a entender rapidamente o que você oferece e a se sentirem inspirados. Mais uma vez, mostre os resultados do seu salão, mas também tenha um ponto de vista; apresentamos as tendências de cores populares que vemos no salão, damos dicas de especialistas e demonstramos novas técnicas.

Isso nos ajudou a criar uma comunidade e a envolver novos clientes que buscam inspiração de estilo e não apenas um serviço. Também nos divertimos com nossas mídias sociais e tentamos mostrar a personalidade do espaço do salão, nossos clientes (e fãs de celebridades!) e nossa talentosa equipe.”

A Embaixadora Global da L’Oréal Professional, Min Kim, têm uma forte presença on-line “essencial para qualquer empresa”, acrescentando que isso deve ser um extra para qualquer empresa. “Use plataformas de mídias sociais como Instagram, Facebook, Pinterest e TikTok para mostrar seu trabalho e se conectar com os seus potenciais clientes”, diz ela.

Mas não faça postagens sem propósito. “Crie uma estratégia social, adicione sua localização em sua biografia e publique para clientes, não para cabeleireiros”, diz Reid. “Não se esqueça de usar hashtags para que as pessoas saibam onde você está localizado. Além disso, adicione seu número de telefone para facilitar a marcação de consultas.”

COMECE A FAZER CONTATOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

As conexões reais são fundamentais, e nunca é cedo demais para se familiarizar com sua nova comunidade.

“Faça contatos e conexões reais por meio de colaborações com marcas e talentos locais”, diz Brownsell. “Na Bleach, sempre valorizamos as colaborações criativas com artistas musicais e designers, dando vida a ideias conjuntas, fazendo novos contatos e acessando novos públicos. Os novos clientes geralmente nos descobrem por meio de um projeto ou pessoa, em vez de em nossos próprios canais.”

Kim acrescenta: “A parceria com empresas locais pode ajudá-lo a expandir seu alcance e criar uma clientela fiel. Entre em contato com hotéis, spas e salões de beleza locais para oferecer seus serviços ou crie um programa de indicações em que você ofereça descontos aos clientes que indicarem novos clientes para você.”

Depois de fazer essas conexões, você pode “desenvolver campanhas de marketing que repercutam no público-alvo”, explica Kasper Heemskerk, Diretor de Educação Internacional da Balmain Hair Couture. “Utilize canais de publicidade locais, plataformas de mídia social e influenciadores relevantes para alcançar clientes potenciais de forma eficaz. Aproveite os insights culturais para criar conteúdo atraente e relacionável.”

MANTENHA UMA MENTALIDADE LENTA E CONSTANTE

O tempo é uma dádiva. Ninguém quer se acidentar e se queimar. Não se apresse para fazer algo que depois tenha uma execução bagunçada.

“Estamos nos EUA há poucos anos, em comparação com os 12 anos dos nossos salões em Londres, e ainda estamos aprendendo”, diz Brownsell. “O principal é a consistência e o compromisso de oferecer serviços de alta qualidade pelos quais as pessoas retornam. Sempre damos aos clientes produtos de pós-tratamento para manter a cor por muito tempo após a visita ao salão, e esses toques extras ajudam a criar fidelidade.

Obtenha o máximo possível de informações locais para entender o que os clientes querem, o que eles pagarão e como agregar valor à experiência deles, e não tenha medo de fazer alterações se algo não estiver funcionando.”

FAÇA SUA PESQUISA

Isso deve ser óbvio, mas é fundamental observar. Áreas diferentes têm dados demográficos e tendências diferentes. Entenda claramente o que faz com que sua nova área seja interessante e não se concentre no que era grande em seu antigo local de trabalho.

“Antes de se estabelecer em uma cidade diferente, é fundamental entender a cultura e as tendências locais”, diz Kim. “Isso o ajudará a adaptar seus serviços para atender às necessidades e preferências da clientela local. Pesquisar a cultura também o ajudará a evitar erros culturais que poderiam afetar negativamente seus negócios.”

A pesquisa de mercado é fundamental, acrescenta Heemskerk. “Entenda os dados demográficos, a cultura, o comportamento do consumidor e os concorrentes locais da nova cidade. Identifique quaisquer características ou preferências exclusivas que possam afetar a empresa.”

OFEREÇA UM ATENDIMENTO EXCEPCIONAL AO CLIENTE

Além de seu trabalho perfeito atrás da cadeira, acrescente uma camada abrindo a porta para conversas relacionadas a cabelos fora do horário de funcionamento do salão.

“Construir uma clientela dedicada tem tudo a ver com a criação de uma experiência excecional para o cliente”, diz Kim. “Seja amigável, atencioso e atenda às necessidades de seus clientes. Certifique-se de que você está sempre disponível para responder às perguntas deles, abordar suas preocupações e fornecer recomendações personalizadas.”

Parte disso inclui fornecer ampla instrução antes, durante e depois de suas sessões.

“Seja o especialista e explique o que você está fazendo e por quê”, diz Reid. “É importante discutir a manutenção com seus clientes, inclusive quanto tempo eles devem esperar entre as consultas e o que está por vir para seus cabelos. A maioria dos novos clientes vem de indicações, portanto, é fundamental ser o especialista de que seus clientes precisam e fazer com que eles sintam que você está ouvindo e se importa. O compromisso é todo voltado para eles.”

Conheça os detalhes de cada movimento para provar ainda mais ao cliente que você oferece uma experiência individualizada.

“Mostre o que torna você especial”, diz Reid. “Se você escolher um produto exclusivo, explique a tecnologia e os benefícios ambientais, além do que você está fazendo para aumentar sua habilidade. Ou retribua à comunidade por meio da educação. Se você acredita que está na vanguarda do setor, informe seus clientes.”

MANTENHA-SE FIEL À SUA MARCA

Em última análise, os clientes se conectarão com profissionais que são autenticamente eles mesmos. Obviamente, você acredita no seu trabalho e no que tem a oferecer, portanto, aprimore suas habilidades especiais, sua estética e tudo o mais que o torna único, ao mesmo tempo em que atende às necessidades do seu novo mercado.

“Embora seja essencial adaptar seus serviços à cultura local, sua marca é o que o diferencia da concorrência e o que seus clientes esperam de seus serviços”, diz Kim. “Certifique-se de manter a consistência em sua marca, serviços e experiência do cliente.”

VOCÊ QUER CRIAR UMA MARCA MEMORÁVEL, ENTÃO LEIA AS NOSSAS DICAS!

Fonte: Dahvi Shira

Você pode gostar

Deixe um comentário