A fundadora da Huda Beauty partilha 5 lições de Liderança!

por Reinaldo Teles
Huda Beauty Liderança

A fundadora da Huda Beauty partilha 5 lições de Liderança!

Huda Kattan – maquilhadora iraquiana-americana, blogger de beleza, CEO e fundadora da linha de cosméticos Huda Beauty, que vale um bilião de dólares – é uma das empresárias mais famosas do mundo. Ela partilhou os seus segredos para o sucesso na liderança.

“Aprendi muito sobre como ser uma mulher árabe na liderança desde que comecei a minha jornada empresarial há 10 anos. Eis cinco lições sobre o sucesso da liderança que gostaria que alguém me tivesse dito quando estava a subir a escada:

1. O sucesso é um trabalho interno:

Quando comecei a Huda Beauty, algumas pessoas tratavam-me como se fosse um hobby. Isso fez-me trabalhar ainda mais para obter validação externa. Embora essa abordagem tenha ajudado a fazer crescer o meu negócio, não era gratificante. E nunca era suficiente.

Mesmo quando a Huda Beauty se tornou um negócio de mil milhões de dólares, continuei a procurar validação no exterior. Queria que outra pessoa me dissesse que eu valia alguma coisa. Como resultado, eu não era a líder que queria ser. Entrei numa depressão profunda e fiz uma viagem dolorosa com um coach de vida para me lembrar porque é que tinha começado o meu negócio. 

Apercebi-me de que quando procuramos validação no exterior, é pouco provável que a encontremos. Só quando voltei a atuar a partir de um lugar de paixão e objetivo, e pude valorizar o meu próprio sucesso internamente, é que me senti realizado. E só então pude dar à minha equipa o líder de que ela precisava.

2. Ser uma mulher de sucesso leva-nos mais longe:

Todos nós ouvimos histórias sobre o fato de as mulheres não terem as mesmas oportunidades ou salários que os homens. No entanto, outro grande desafio que as mulheres enfrentam é o facto de as mulheres não apoiarem as mulheres. Algumas das piores discriminações que enfrentei na minha carreira vieram de outras mulheres.

O julgamento – de nós próprios e das outras mulheres – está a impedir-nos de avançar. Temos de arranjar tempo para ter conversas honestas connosco próprias sobre as nossas inseguranças. Só depois de termos feito o trabalho interior é que podemos criar os ambientes necessários para celebrar com confiança não só a nós próprias, mas também as outras mulheres.

3. Aceite o elogio:

As mulheres, e os homens marginalizados, são os mais duros consigo próprios. Muitos vêm uma lacuna entre onde estão e onde pensam que deveriam estar. Muitas vezes, não se vêm representados na sociedade, pelo que não acreditam que estão destinados ao sucesso.

Se quisermos ser um líder que ajuda os outros a verem o que há de melhor em nós próprios, temos de ver primeiro o que há de melhor em nós.

Aconteceu-me o mesmo. Tive uma origem muito humilde. Nasci na América, filho de pais iraquianos, e cresci numa parte dos Estados Unidos que era muito discriminatória. Estava sempre a perguntar a mim próprio o que estava a fazer para ter sucesso. Dizia a mim próprio que não o merecia e questionava as minhas decisões.

Uma das coisas mais importantes que um líder tem de aprender é a desaprender o hábito de falar de si próprio de forma negativa – e depois encorajar os outros a fazer o mesmo. Um grande objetivo para mim no ano passado foi aceitar elogios. Em vez de ignorar as pessoas quando elas diziam algo de bom, eu agradecia.

Se quer ser um líder que ajuda os outros a verem o que há de bom neles próprios, tem de ver primeiro o que há de bom em si. Aprenda o que é Liderança!

4. A autorreflexão e a escuta andam de mãos dadas:

A função de um líder é partilhar uma visão e dar orientações. Mas compreender como dar às suas equipas o que elas realmente precisam para prosperar é mais importante. E a sua equipa dir-lhe-á sempre o que é isso – se parar e ouvir.

Quando os líderes estão ocupados, é frequente ouvirem o que as pessoas estão a dizer, mas isso não é o mesmo que ouvir. A escuta ativa é uma competência que vai para além de ouvir as palavras de alguém. É procurar o significado mais profundo por detrás delas, estabelecer contacto visual, prestar atenção à linguagem corporal – e estar totalmente presente.

E ouvir torna-se exponencialmente melhor com a introspeção. Uma das suas principais tarefas como líder é trabalhar ativamente na autoavaliação. A reflexão pessoal é a única forma de mergulhar profundamente no “porquê” do que se faz. Isto elimina o ruído na sua cabeça para que possa dar à sua equipa o que lhe pede.

5. Abandone o estereótipo do líder:

Felizmente, vivemos num mundo em que os líderes existem em diferentes formas e tamanhos, com diferentes perspetivas, experiências e antecedentes. O líder estereotipado – um homem velho, branco e de fato – já não é necessariamente a norma. E os estereótipos associados a essa imagem, como ser sempre o mais barulhento da sala ou ter o título mais sofisticado, também estão a desaparecer.

É importante que as mulheres – e mesmo os homens – líderes se lembrem disso. É fácil desiludimo-nos com o que pensamos que um líder deve fazer, em vez de sabermos o que é realmente um bom líder. Para mim, um grande líder é alguém que se preocupa com a sua equipa, mas que também tira tempo para si próprio. Alguém que festeja os seus próprios êxitos, mas que também elogia os seus colegas e pares.”

Faça o trabalho interior necessário para se tornar a sua liderança mais autêntica que pode ser e, em seguida, incentive a sua equipa a fazer o mesmo à medida que cresce nas suas carreiras.

Fonte: Think with Google 

Você pode gostar

Deixe um comentário