Você sabe o que são Peptídeos?

por Paula Escobar
O que são Peptídeos?

Você sabe o que são Peptídeos?

O setor cosmético está em constante evolução e a indústria investe milhares de dólares em pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos com fórmulas cada vez mais tecnológicas e eficientes na solução de tratamentos e para quem ainda não ouviu falar “PEPTÍDEO” tem sido um grande aliado.

Agora você deve estar se perguntando: – O que é peptídeo? Para que serve? O que faz? Como age? E porque anda impactando tanto o mercado da beleza?

Num passado recente, o assunto em termos de revolução cosmética orbitava no DNA, claro que ele continua como um assunto importante, e envolve muita pesquisa e há muito ainda para descobrir, mas o BOOM do momento em pesquisas são os PEPTÍDEOS!

O que é um Peptídeo?

Para aqueles que dormiram nas aulas de química, darei uma breve introdução para atualizar rapidamente, e assim ter um melhor aproveitamento desta leitura e principalmente você estar mais antenado com esta tendência de mercado.

Todo cabeleireiro sabe que nossos cabelos são formados por aminoácidos, correto? E acredito que em uma das aulas vocês também viram as ligações peptídicas, não é verdade? A ligação peptídica é uma das ligações mais importantes existentes na natureza. Ele interliga moléculas individuais de aminoácidos para formar estruturas de peptídeos e proteínas. Além disso, apresentam propriedades únicas devido à existência, por exemplo, de formas isoméricas ou à possível rotação de grupos funcionais em torno da ligação carbono-nitrogênio. 

Simplificando um pouco mais, os Peptídeos são moléculas formadas por uma sequência de aminoácidos ligados entre si por “ligações peptídicas”. Fazendo uma analogia os aminoácidos são como blocos de construção das proteínas, e os peptídeos são versões essencialmente menores das proteínas. Mas não pense que eles só atuam sobre os fios de cabelos não…

Os peptídeos desempenham um papel crucial em vários processos biológicos em nosso corpo. Eles também atuam como moléculas sinalizadoras que transmitem informações entre células, tecidos e órgãos e por ai vai. 

Como eles são? 

Peptídeos são compostos orgânicos feitos de resíduos de aminoácidos por ligações peptídicas. Com base na quantidade de resíduos de aminoácidos, existem:

  • oligopeptídeos (contendo menos de 10 resíduos de aminoácidos);
  • polipeptídeos (contendo pelo menos 10 resíduos de aminoácidos);
  • proteínas (contendo mais de 100 resíduos de aminoácidos).

Existem peptídeos naturais e sintéticos. Peptídeos naturais incluem, entre outros:

  • proteínas, que são proteínas básicas;
  • glutationa, que é um antioxidante;
  • hormônios peptídicos (por exemplo: hormônio adrenocorticotrópico anti-inflamatório ou oxitocina, que é um neurotransmissor);
  • certos antibióticos (por exemplo: penicilina);
  • toxinas muito fortes (por exemplo, falo toxinas contidas em cogumelos da tampa da morte).

Por outro lado, os peptídeos sintéticos são produzidos em laboratório por, entre outros, cosmetologistas. Esses compostos são usados no rosto, cabelo e corpo e funcionam de forma muito parecida com os naturais. Exemplos de peptídeos sintéticos usados em cosméticos modernos são hexapeptídeos de palmitoil, tetrapeptídeos, tripeptídeos e matrikinas.

Como agem?

Os peptídeos têm muitos efeitos, alguns compostos peptídicos estimulam processos de regeneração em células envelhecidas, aumentam a quantidade de proteínas naturais: colágeno e elastina, que melhoram a condição do tecido conjuntivo.

Peptídeos anti rugas naturais e sintéticos suavizam a pele e melhoram sua firmeza, alguns dos peptídeos usados em cosméticos atuam como transportadores de nutrientes responsáveis por manter a aparência saudável da pele. Esses são como correias transportadoras que transportam blocos de construção e alimentos para as células. Células nutridas e mais fortes permanecem saudáveis por mais tempo e são resistentes a danos.

Peptídeos no cuidado com o couro e no cabelo

Os peptídeos têm ajudado muito na saúde do couro cabeludo e dos fios, contribuindo assim para um ambiente mais saudável. Suas propriedades anti-inflamatórias, ajudam a reduzir a irritação do couro, a sensibilidade, vermelhidão e a coceira. Auxiliando no equilíbrio do manto hidrolipídico do couro e assim mantendo mais protegido contra os agentes externos, o que sabemos é crucial para a saúde geral do cabelo. Com isso, retém a umidade não só do couro, mas aumenta a capacidade de retenção da umidade dos fios também, evitando a degradação, o ressecamento e a fragilidade, criando uma barreira protetora sobre os cabelos, promovendo a hidratação.

Outro efeito de impacto são suas propriedades e ação anti envelhecimento que podem beneficiar e muito os cabelos, neutralizando os efeitos do estresse oxidativo e protegendo os folículos pilosos contra danos, retardando potencialmente o processo de envelhecimento das madeixas. Outro benefício está na estimulação do crescimento. Certos peptídeos, como peptídeos de cobre, ajudam a promover o crescimento do cabelo e a estimular a atividade dos folículos pilosos, levando ao aumento do crescimento e da espessura do cabelo. E ao fortalecimento e reparação dos cabelos danificados. Ajuda a melhorar a integridade estrutural da haste capilar, reduzindo a quebra e as pontas duplas. 

Os peptídeos também podem promover a produção de proteínas como a queratina, essencial para a força e resistência do cabelo. 

Os compostos peptídicos vêm sendo amplamente utilizados em tratamentos capilares. Hoje em dia nos salões, os profissionais voltados para o segmento de terapia capilar são os que mais fazem uso dos tratamentos a base de peptídeos, mas a maioria precisa importar seus produtos, tendo em vista, que os melhores só são encontrados lá fora, na Europa e nos Estados Unidos. 

Dentre os procedimentos aplicados a maioria está direcionada para:

  • inibir a queda de cabelo;
  • fortalecer os folículos pilosos;
  • nutrir o cabelo, fazê-lo crescer mais rápido e mais grosso;
  • regenerar o couro cabeludo;
  • combater a oxidação e melhorar a cor do cabelo;
  • apoiar a regeneração natural das células no caso de disfunções e doenças como alopecia e caspa.

Quais são os efeitos das terapias peptídicas?

Não é sem motivo que cada vez mais as pessoas optam por tratamentos e cosméticos que tenham peptídeos em sua composição. Esses compostos têm um efeito poderosíssimo e holístico no corpo e na pele. A terapia peptídica mantém a pele do rosto, abdômen e coxas hidratadas e permite que ela recupere sua aparência jovem.

Os tratamentos de mesoterapia também melhoram a tensão muscular e ajudam a suavizar as primeiras rugas. Nos cosméticos modernos, os peptídeos também são usados para apoiar o processo de perda de peso. Compostos como GHRP-6 ou teriparatide estimulam o metabolismo e aceleram a perda de gordura.

Vantajosamente, algumas terapias com peptídeos também podem ajudar a normalizar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a imunidade celular natural ou acelerar os processos de regeneração da pele flácida.

Os Peptídeos já estão sendo categorizados como “o produto” cosmético e de cuidados revolucionário, e essa tendência continuará forte e tudo indica que não irá parar de crescer tão cedo. Os peptídeos podem ser adaptados para atender a problemas específicos não só da pele, mas também dos cabelos, como: envelhecimento, hidratação ou pigmentação.

Avanços em pesquisas de peptídeos se direcionam ao desenvolvimento de formulações de cuidados cada vez mais personalizados e eficazes. À medida que a compreensão científica e as capacidades tecnológicas continuam a avançar, podemos esperar uma maior exposição, exploração e utilização de peptídeos nessas e em outras áreas. Os peptídeos são uma promessa imensa para soluções inovadoras em medicina, ciência de materiais e várias indústrias.

Os pesquisadores vêm testando o uso de peptídeos como drogas para tratar várias doenças e distúrbios. Tais drogas estão sendo projetadas para atingir processos celulares específicos, como bloquear a atividade de certas enzimas ou interagir com recetores específicos. No geral, os peptídeos são moléculas importantes com diversos papéis em sistemas biológicos, variando de processos biológicos fundamentais a potenciais aplicações terapêuticas.

Seguem mais áreas onde os peptídeos provavelmente terão um impacto terapêutico ainda mais amplo. 

Os Neuropeptídeos

Entre os tipos mais intrigantes de peptídeos estão os chamados neuropeptídeos. Esses compostos têm uma ampla gama de efeitos:

  • Eles transmitem informações entre as células nervosas;
  • Eles participam dos processos de nutrição, restauração e multiplicação das células do corpo;
  • Eles aceleram a absorção de nutrientes,
  • Melhoram a aparência da pele: fortalecem as células e uniformizam o tom da pele.

Os peptídeos usados na pele ajudam a tornar as rugas mímicas mais superficiais. Graças aos neuropeptídeos, os músculos relaxam e o rosto fica jovem e saudável. Em cosméticos, a terapia com peptídeos é agora reconhecida como uma excelente alternativa às injeções de toxina botulínica.

Drogas baseadas em peptídeos são uma área crescente de pesquisa e desenvolvimento. Com sua capacidade de direcionar processos celulares específicos e interagir com recetores, os peptídeos oferecem oportunidades para o desenvolvimento de tratamentos terapêuticos altamente precisos e eficazes. Os peptídeos podem ser projetados para tratar uma variedade de condições, incluindo câncer, distúrbios metabólicos, doenças autoimunes e distúrbios neurológicos.

Que tipo de atenção precisamos ter ao usar peptídeos?

Não há dúvida de que as terapias peptídicas estão entre os compostos mais promissores e eficazes e modernos. No entanto, vale lembrar que eles não devem ser combinados com certas substâncias que incluam vitamina c (ácido ascórbico), alfa hidroxiácidos (AHA) e beta hidroxiácidos (BHA). 

Por que os peptídeos e certos ácidos não devem ser combinados? As preparações ácidas destroem a estrutura dos peptídeos e prejudicam seus efeitos benéficos. 

Alguns peptídeos funcionam como hormônios, regulando vários processos fisiológicos, como crescimento, metabolismo e reprodução. Exemplos de peptídeos hormonais incluem insulina, glucagon e hormônio do crescimento. Os peptídeos também agem como neurotransmissores ou neuro moduladores, participando da transmissão de sinais no sistema nervoso.

Por exemplo, as endorfinas, que são peptídeos, são responsáveis ​​por regular a dor e gerar sensações de prazer. Os peptídeos são uma promessa imensa para soluções inovadoras em medicina, ciência de materiais e várias indústrias. 

À medida que a compreensão científica e as capacidades tecnológicas continuam avançando, podemos esperar mais exploração nas forma de utilização dos peptídeos nessas e em outras áreas e em breve estaremos aqui sendo portadores de mais novidades e informações sobre os produtos à base de PEPTÍDEOS, principalmente os direcionados para os cuidados com os cabelos e o couro cabeludo!

Leia também: O que torna o Neck Shutter a melhor Gola de Corte?

Fontes:

“Química para Estudantes de Farmácia” – Satyajit D. Sarker, Lutfun Nahar

“Dicionário de Princípios Ativos em Cosmetologia” – Erika de Santi

“Iniciação à Química Cosmética, Volume 3” – Randy Schueller & Perry Romanowski

Escrito por: Paula Escobar

Você pode gostar

Deixe um comentário