Conselhos para combater Doença do Cabeleireiro (síndrome do canal cárpico)

por Reinaldo Teles
Síndrome do Canal Cárpico

Conselhos para combater Doença do Cabeleireiro (Síndrome do Canal Cárpico)

Não é a primeira vez que aqui falamos das doenças dos Cabeleireiros, pois bem, hoje iremos falar sobre Síndrome do Canal Cárpico.

Uma das doenças ocupacionais mais comuns, já que é causada por movimentos repetitivos e esforços posturais da mão, habituais em muitos postos laborais.

O Síndrome do Canal Carpiano é uma neuropatia periférica, ou seja, uma doença que afeta aos nervos que levam a informação desde o cérebro e a medula espinal até aos membros do corpo.

O canal carpiano é um túnel estreito e rígido formado por ossos e ligamentos, e encontra-se entre o antebraço e a mão. Pelo seu interior passa o nervo mediano, que controla as sensações e os impulsos de movimento de alguns músculos da palma da mão, o polegar e os dedos, exceto o mindinho. Também é o canal por onde passam vários tendões que controlam o movimento da mão.

Para evitar a síndrome do cana carpiano é importante utilizar ferramentas ergonómicas como secadores de cabelo ligeiros, tais como da marca Elchim, e tesouras desenhadas para permitir que as mãos, pulsos e cotos funcionem em posições segura com um peso mínimo.

Se bem que isto possa suceder de forma natural por mudanças hormonais ou por uma tendência genética a um túnel mais estreito do habitual, por norma geral a inflamação e o achatamento costumam ser causados por um sobresforço e má postura habitual do pulso.

Quando algo entorpece o movimento dentro deste canal, normalmente, como dizíamos, à altura do pulso, como o caso da presença de líquido ou uma inflamação do tendão, o nervo fica preso e achatado, o que provoca dor e debilidade desde a mão até todo o braço.

Por outro lado, um esforço repetitivo ou uma sobrecarga numa zona do corpo pode provocar que alguns músculos trabalhem mais que outros, debilitando a zona dos tendões. É quando aparece a tendinite, que também é alheia pela sua postura aos profissionais dos salões de cabeleireiro.

O canal carpiano é um canal estreito e rígido formado por ossos e ligamentos, e encontra-se entre o antebraço e a mão.

Por tudo isso, e porque sabemos que é melhor prevenir que curar, consciencializados mais que nunca com o cuidado extremo da saúde a todos os níveis, é importante no caso das duas afeiçoes citadas, Síndrome do Canal Carpiano e Tendinite, que os profissionais cabeleireiros reconhecem os sinais de advertência.

Assim o aconselham e explicam as grandes figuras do cabeleireiro mundial. Sam Villa, cofundador e diretor criativo de Sam Villa e embaixador artístico global de Redken, analisa no seu canal educativo como estar de pé durante horas pode afetar os homens e mulheres que desenvolvem esta atividade. E enumera, advertências e recomendações.

Sindrome do Canal Cárpico

Como reconhecer o síndrome do canal cárpico:

  • Ardor, formigueiro ou comichão na palma da mão.
  • Dedos inchados.
  • Mãos ‘inquietas’.
  • Força de agarro diminuída.
  • Incapacidade para decifrar o calor do frio com o tato.

Como reconhecer a tendinite:

  • Dor pulsante no pescoço, ombros, parte superior das costas, antebraços, pulsos e mãos.
  • Temores, incomodidade e dormência.
  • Debilidade em mãos ou antebraços.
  • Mãos frias crónicas, particularmente as pontas dos dedos.

Conselhos de prevenção:

1) Aprender a posição correta do corpo para reduzir o stress.
2) Fortalecer os músculos dos dedos para distribuir a ação de maneira uniforme.
3) Utilizar ferramentas ergonómicas como secadores de cabelo ligeiros e tesouras desenhadas para permitir que as mãos, pulsos e cotos funcionem em posições seguras com um peso mínimo.
4) Instalar os recipientes e frascos de champô à altura adequada no lava-cabeças para reduzir o stress de se agachar.
5) Utilizar carros para minimizar o movimento e o peso adicionais.
6) Descansar de estar de pé durante todo o dia.

Fonte: Beauty Market

Você pode gostar

6 comentários

נערות ליווי בבאר שבע abril 16, 2023 - 4:00 pm

I was very pleased to find this site. I wanted to thank you for your time for this particularly wonderful read!! I definitely savored every little bit of it and i also have you book-marked to see new stuff in your site.

Responder
www.wexcams.com agosto 22, 2023 - 5:10 pm

If som one wishhes expert view oon the topic of bloggiong afterwward i recommend him/her to ppay a quick visit this website, Keeep up thee fastidious job.

Responder
Track a phone number outubro 7, 2023 - 12:20 am

Your writing style is so captivating; it’s like reading a chat with a buddy.

Responder
https://wwd.com/business-news/business-features/how-to-get-more-instagram-followers-1235787837/ novembro 14, 2023 - 3:43 am

Hello, I log on to your blogs regularly. Your humoristic style is witty, keep it up!

Responder
best gold ira companies janeiro 30, 2024 - 6:35 am

Very nice post. I absolutely love this site. Keep writing!

Responder
buy shrooms online usa março 21, 2024 - 7:20 pm

I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
I do not know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if you are not
already 😉 Cheers!

Responder

Deixe um comentário