O que você sabe sobre Ozonioterapia?

por Paula Escobar
OZONIOTERAPIA

O QUE VOCÊ SABE SOBRE OZONIOTERAPIA?

Antes de qualquer coisa é importante sabermos um pouco sobre o ozônio.

O ozônio é um gás azulado, alótropo (são substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento) do oxigênio, que pode também ser utilizado para fins industriais, medicinais, terapêuticos e estéticos. Ele é um gás composto por 3 átomos de oxigênio que tem importantes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas, além de ter um efeito de melhora da oxigenação dos tecidos, assim como fortalecimento do sistema imune.

O ozônio age no meio ambiente filtrando os raios ultravioleta (UV) mantendo todo o ecossistema sustentável da vida no planeta. Por isso a camada de ozônio é tão importante e precisa ser preservada.

A maioria das doenças têm como fundamento a deficiência de oxigênio como base do problema. E a ação do ozonoterapia é justamente melhorar a oxigenação dos tecidos, consequentemente aumenta a reserva antioxidante do organismo. Resumindo o ozônio induz o sistema intracelular e melhora a capacidade de funcionamento das células. E tendo em vista que a maioria das doenças estão correlacionadas ao stress oxidativo da célula dá para entender o porquê esta terapia ser tão eficaz.

No âmbito terapêutico e medicinal há três grupos e formas fundamentais de utilizá-lo.

Quando falamos de grupos temos o 1º) Grupo de problemas Vasculares (artérias e venosos); o 2º) Grupo Dores (crônicas ou agudas e inflamações) e o 3º) Grupo Infeções (fungos, bactérias e vírus). Cada grupo recebe o tratamento por gás (vaporizado), água ou óleo (tópico ou injetável).

O que vai indicar ser o modo de tratamento mais adequado é o grupo e a região a ser aplicada, e o diagnóstico e a finalidade terapêutica.

A água possui recursos cicatrizantes e pode ser aplicada através de lavagem das feridas ou irrigação. Ela irá eliminar fungos, bactérias e vírus.

Já o óleo é aplicado de forma cutânea, diretamente na camada da pele mais indicada. É muito utilizado após procedimentos cirúrgicos, pois estimulam o processo de regeneração do local.

Já o gás pode ser aplicado diretamente na pele por vapor e /ou através de injeção, para tratar alguma inflamação. O método via vapor, o qual utilizamos no ambiente do salão de beleza e nas clínicas de estética, não têm nenhum tipo de contraindicação, o que traz muita segurança para poder ser manuseado pelos profissionais cabeleireiro e terapeutas capilares.

No segmento do salão de beleza, a ozonioterapia atua geralmente tratando alguns problemas na saúde do couro cabeludo e dos fios.  O gás emitido pelo vapor do aparelho tem um efeito antioxidante e anti-inflamatório, promovendo a regeneração da área.

“O aparelho utilizado nos salões para terapia capilar e que faz a ozonioterapia, mistura os gases de oxigênio e ozônio. Ele recebe uma fonte de oxigênio puro e dá uma descarga de aproximadamente 15 mil volts e libera a vaporização. Vale destacar que, o ozônio é muito solúvel, então para a técnica capilar ele é usado com água. A mistura possibilita uma reação destes dois componentes sob a forma de vapor que, em contato com o sistema capilar, fortalece sua estrutura provocando estímulo da circulação sanguínea, da eliminação de infeções e de lesões do couro cabeludo. ”

Você deve estar se perguntando, mas COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?

No sistema capilar o ozônio atua combatendo os radicais livres e aumentando o número de antioxidantes que agem no organismo. O que leva um fluxo maior de nutrientes para os folículos capilares que são mais estimulados.

Ao entrar em contato com as raízes dos fios de cabelo, o ozônio rejuvenesce e fortalece os folículos pilosos, associado a um tratamento promove a nutrição dos cabelos e do couro cabeludo; melhora a circulação sanguínea e elimina qualquer infeção microbiana presente no couro cabeludo e no cabelo; promove a estabilização do pH no couro cabeludo e trata problemas de caspa, auxiliando a regeneração do cabelo.

Lembrando que o tratamento deve ser realizado por um profissional especializado, aplicando o ozônio localmente e seguindo os protocolos de segurança.

Outro dado interessante do ozônio é que ele é um grande aliado a produção de pigmentos, a coloração dos fios, por sua capacidade regeneradora ajuda bastante a equilibrar e prevenir o Grisalho, pois estimula os melanócitos.

No mundo atual e urbanizado os poluentes ambientais e fatores de estresse aceleram o envelhecimento precoce das células, que impactam muito os cabelos que é cada vez mais comum. Como forma preventiva, a ozonioterapia também é uma aliada muito eficaz para combater estes efeitos. O ozônio tende a estimular a produção natural de melanina capilar. E também pode ajudar na limpeza de resíduos de tintas para cabelos que passaram por muitos procedimentos de coloração e tem restos de pigmentos de tintura acumulados.

INDICAÇÃO

O vapor de ozônio é indicado para todos os tipos de cabelos e, é livre de contraindicações. Ele pode inclusive, ser feito em pessoas com couro cabeludo sensível, com caspa ou dermatite.  O ozônio limpa a área, elimina as toxinas da pele e as impurezas presas e encrostada no fio e no couro cabeludo.

BENEFÍCIOS DO VAPOR DE OZÔNIO:

  • Ajuda no crescimento;
  • Fortalece os fios;
  • Ajuda na penetração dos produtos nos fios de cabelo;
  • Ajuda na renovação celular dessa área, o que faz com que o cabelo cresça de forma rápida e saudável, diminuindo a queda dos fios e deixando-os mais encorpados;
  • Combate a caspa e outras dermatites seborreicas: o ozônio tem propriedades antibactericidas e antifúngicas. Por isso, ele remove todas as impurezas presentes no couro cabeludo, curando lesões, caspas e outras infeções;
  • Rejuvenesce os fios – auxiliando na oxigenação e combatendo os radicais livres, promovendo assim a renovação das células e prevenindo doenças degenerativas e o envelhecimento dos folículos capilares;
  • Elimina qualquer infeção microbiana do couro cabeludo ou dos fios;
  • Dá volume, deixa o cabelo mais encorpado;
  • Repara e reconstrói os fios – renovação celular do couro cabeludo e elimina as toxinas e impurezas presentes nas madeixas, potencializando a absorção dos nutrientes, além de deixar o cabelo mais macio, sem frizz e com muito brilho;
  • Ajuda a eliminar as pontas duplas;
  • Combate a caspa;
  • Psoríase;
  • Dermatite seborreica;
  • Alopecia, entre outras condições.

COMO AGE?

Antes é preciso entender que o couro cabeludo produz uma carga bacteriana entre os bulbos capilares, que chamamos de microbiota do couro cabeludo, quando ela entra em desequilíbrio prejudica a saúde dessa região. Para reestabelecer este equilíbrio e realizar a sua limpeza é necessário, então, utilizar ferramentas ou produto capazes de reestabelecer este equilíbrio, como o aparelho de ozônio “Ozonio Treatment”.

Algumas pessoas pensam que PRODUTOS como: álcool ou a água oxigenada têm essa função, quando, na verdade, eles só possuem a capacidade de higienizar a área. Além disso, esses produtos não são recomendados por causarem bastante ressecamento que podem danificar o couro cabeludo e os cabelos. Por isso o Ozônio utilizado através do vapor emitido pelo aparelho, é tão recomendado e tem feito tanto sucesso nas terapias capilares, pois é capaz de eliminar as bactérias e tratar os fios ao mesmo tempo.

Além disso, o ozônio da ozonioterapia capilar age ativando a circulação sanguínea, o que realiza uma compressão e um aumento da circulação sistêmica, combatendo assim os radicais livres, melhorando a oxigenação cutânea e revitalizando as células.

Segue abaixo, mais benefícios que é proporcionado pela ozonioterapia e a outros setores:

Estética: nos procedimentos estéticos ajuda a combater: estrias, celulites, acnes, manchas na pele, flacidez e até mesmo a emagrecer. O ozônio é um grande agente anti-inflamatório que diminui o estresse oxidativo e a inflamação do corpo. Como ele elimina toxinas, isso acelera o processo de emagrecimento, além de atuar como destruidor das células de gordura.

Dores, elimina pelo menos 250 tipos de dores: é eficaz contra mais de duzentos tipos diferentes de doenças. Entre as suas diversas aplicações, destaca-se o tratamento para enxaquecas, dores nas articulações, músculos, tendões, discos vertebrais, entre outras partes do corpo.
Como se não bastassem todos os seus benefícios, a ozonioterapia também apresenta um excelente custo-benefício no combate das dores, dada a sua capacidade de acelerar os tratamentos e até de evitar procedimentos mais complexos.

Combate ao câncer e infeções pelo HIV: através da Auto-hemotransfusão, o ozônio ativa o sistema imunológico aumentando a imunidade, combatendo as células cancerígenas e regulando o caso inflamatório no corpo do paciente.

Combate os vírus e bactérias: é muito eficaz no tratamento de feridas: esta terapia é uma potente bactericida que causa a ação regeneradora de tecidos.

Hemoterapia Menor Ozonizada: outra técnica utilizada em consultório é a Hemoterapia Menor Ozonizada. O procedimento consiste na retirada de 5 a 10ml de sangue do paciente para que este seja misturado com ozônio e, depois, devolvido ao corpo da pessoa via intravenosa.
Esse método pode tratar herpes, artrite, câncer, doenças cardíacas, infeção pelo HIV e aumenta a imunidade.

Para finalizar, é importante saber que hoje a OZONIOTERAPIA pode tratar mais de 250 Patologias e foi desenvolvida há 130 anos, e está difundida e disponível em mais de 50 países e aplicada em milhares de pacientes pelo mundo, destaco o sistema de saúde Europeu, principalmente nos países Itália e Portugal, também conhecidos como países referência no tema.

No Brasil, a ozonioterapia foi inserida pelo Ministério da Saúde como Prática Integrativa no SUS (Sistema Único de Saúde), em março de 2019. Estima-se que cerca de 3.000 profissionais de saúde já praticam este tipo de terapia no país, e se formos para o universo da beleza e estética este número triplica e está difundido em todos as regiões do Brasil.

Com tudo isso, podemos perceber a potencialidade e amplitude desta terapia que seguirá crescendo e se popularizando cada vez mais pelo mundo.

E Você.. quanto tempo mais vai ficar à espera para introduzir esta ferramenta no seu salão e atrair um número maior de clientes? Entre em contacto conosco agora, através do WhatsApp!

Escrito por: Paula Escobar

Você pode gostar

Deixe um comentário