Por que o seu Cliente Escolhe Você?

por Paula Escobar
Lado Emocional VS Lado Racional

Por que o seu cliente escolhe você e não o seu concorrente?

Você sabia que uma das maiores dificuldades é não conseguir se conectar com o lado emocional dos seus clientes?

Há duas razões:
O Lado Racional 🧠 versus Lado Emocional ❤️

Quando você usa argumentos lógicos para persuadir alguém, você oferece algumas características que se tornam óbvias (aquilo que seu cliente já está percebendo e isso na cabeça dele remete ao preço)… o que ele está vendo e encontra em qualquer lugar (preço), características… cores… formatos… sendo assim, ele vai escolher pela opção que melhor encaixar no seu bolso (lógica racional).

Agora, quando você envolve o emocional e entende os desejos, medos, as reais necessidades do cliente, o gatilho muda. Principalmente, quando se transforma aquelas características racionais em BENEFÍCIOS. Pois, essa dinâmica gera resoluções de problemas, trazendo soluções, apresentando o diferencial do seu produto/trabalho. Mostrando que não é algo superficial, mas sim que o leva de um estágio a outro, levando-o a uma EXPERIÊNCIA (lado emocional).

Preocupe-se com 4 pontos principais:

  • Educação: preze pelas “palavras mágicas”, fazem total diferença na percepção do cliente e ajuda a manter uma boa relação.

  • Atenção individual: para cada consumidor, uma atenção especial. Nunca o trate como “mais um cliente”.

  • Seja rápido: tenha as repostas na ponta da língua, seja para a resolução de problemas comuns, contrapor uma objeção ou argumentar seus benefícios/vantagens.

  • Sinceridade: não prometa o que não vai cumprir. Admitir que há algumas limitações é sempre melhor do que fazer propaganda enganosa. Mostre interesse na evolução e na busca de recursos para atendê-lo, e caso não consiga, agradeça pela proposta.

Em resumo compreenda e escute seu cliente, só assim você irá conseguir acessa-lo. Você precisa parar de usar apenas a lógica e começar a entender as EMOÇÕES do seu cliente, de forma a que ele escolha sempre você e não o seu concorrente!

Tenha uma escuta ativa, escute os desejos do seu cliente, com isso estará se CONECTANDO.

Faça bom uso de ferramentas como a CRM (Customer Relationship Management).

Escrito por: Paula Escobar

Você pode gostar

Deixe um comentário