8 Habilidades Empreendedoras para 2022

por Reinaldo Teles

8 Habilidades Empreendedoras para 2022

O que é Empreendedorismo? O que é ser Empresário?

Provavelmente você ouve muito o termo “empresário” hoje em dia, pois se torna “mais fácil” de começar e administrar seu próprio negócio hoje em dia. Bem, não é necessariamente “mais fácil”, mas definitivamente há mais ferramentas disponíveis à medida que o mundo transita para uma força de trabalho digital e novas oportunidades on-line são criadas.

Ser empresário pode significar liberdade, não ter chefe e tomar suas próprias decisões, isso sempre envolverá um grau de risco e responsabilidade. Estes incluem, mas não estão limitados a, risco de carreira, risco financeiro e risco comercial em geral.

Além de tópicos sobre monetização online, muitas vezes somos questionados sobre o autodesenvolvimento. Muitos de vocês querem saber que habilidades desenvolver para ser à prova de futuro. Isto nos inspirou a desenvolver uma lista de habilidades relevantes que acreditamos serem vitais para o empreendedorismo!

Vamos ver as 8 Habilidades Empreendedoras:

1- Habilidades de Planejamento (Pensamento Estratégico)

O planejamento adequado é uma parte fulcral do sucesso, pois ajuda a moldar o caminho para qualquer objetivo. A chave para o planejamento é sempre saber “para quê” – os objetivos que você estabeleceu e o panorama geral em passos largos. A partir daqui, você divide cada passo grande e o divide em passos menores. 

Todo este conceito envolve pensamento estratégico – decomposição orientada por metas, descoberta de potenciais problemas, oportunidades de crescimento e identificação de “low-hanging fruits”, que na verdade significa fazer primeiramente o trabalho mais simples.

A melhor maneira de começar a melhorar suas habilidades de planejamento é começar a escrever suas metas, preparar um calendário com prazos para essas metas e olhar o que você precisa fazer a cada dia para atingir esses prazos. Com o tempo, você irá melhorar e entenderá como planejar com eficácia para que você atinja mais metas.

2- Curiosidade

Se há uma coisa que temos aprendido repetidamente é que o empreendedorismo precisa de curiosidade. Você precisa estar aberto para aprender continuamente e ter motivação para realmente querer aprender. É claro que pode ser esmagador tentar se manter atualizado com as novas tendências, especialmente no mundo das mídias sociais, mas também é emocionante quando você consegue descobrir novas ferramentas, diferentes processos e inovações. 

Curiosidade também significa estar aberto a novas formas de conduzir os negócios e sair de sua zona de conforto. As pessoas curiosas ficam à frente da curva e em um mundo que está mudando tão rapidamente isso pode levar a enormes vantagens.

3- Confiança

Conheça seu valor! Como empresários, todos nós devemos ter confiança no nosso trabalho, na criatividade que colocamos no nosso trabalho, paixão, originalidade e esforço. Confiança não significa necessariamente ser irrealista, pois um certo grau de autorreflexão e autocrítica é saudável para se desenvolver. Embora, com isso dito, você deva saber quanto vale seu trabalho e sua marca. Isto permite que você aproveite as oportunidades e seja capaz de negociar os acordos que merece! 

4- Edição de Mídias Sociais (Foto e Vídeo)

Passamos horas no mundo digital ao ponto das mídias sociais se tornaram parte de nossa vida diária. As marcas estão cada vez mais presentes nas mídias sociais, especialmente porque muitos percebem que não podem mais contar apenas com a presença física. A edição de fotos e vídeos para as mídias sociais são habilidades chave que o ajudarão a fazer crescer sua marca. Ao se diferenciar de outras empresas com criativos visuais impactantes, você não apenas se destaca na multidão, mas consegue engajar ainda mais dentro de sua comunidade. 

5- Branding (Gestão de Marca)

Ter uma marca coerente que seja reconhecível e, idealmente, imediatamente identificável, deve ser o objetivo de qualquer empresário em 2022. Seja sua marca pessoal ou seu negócio real, em sua bio do Instagram ou em seus vídeos no TikTok – as habilidades de branding envolvem conhecimento visual e verbal de design para desenvolver o reconhecimento da marca e ao mesmo tempo atingir seu público de uma forma única e sustentável.

6- Trabalho em Rede (Networking)

Saber como trabalhar em rede e alcançar potenciais parcerias ou colaborações é outra habilidade crucial a ser desenvolvida como empreendedor. Ela ajuda a expandir seus negócios e crescer rapidamente. Alguns também podem chamar essas habilidades de “habilidades de vendas”, pois elas envolvem o marketing num público específico. Embora gostemos de nos concentrar no conceito de crescimento dos seus contatos, você sempre terá que lidar com as pessoas. É por isso que se chama mídia “social” – tudo tem a ver com as relações que você constrói e confia, seja com seus seguidores ou com suas marcas.

7- Finanças e Jurídico

Embora as habilidades financeiras e jurídicas sejam áreas em que aconselhamos fortemente a envolver um especialista se você mesmo não for um especialista, isto não significa que você deva ser ignorante quando se trata destes tópicos como empresário. 

É inevitável aprender sobre orçamento, seus resultados, fluxo de caixa e os aspectos legais da propriedade digital e privacidade de dados. Especialmente quando você começa a trabalhar com marcas e recebe contratos, ou cresce e começa a contratar talentos externos para várias partes de seu negócio. Sempre leia os contratos de forma clara e cuidadosa para entender exatamente com o que você está se comprometendo. Familiarize-se com conceitos financeiros chave, como orçamento e termos legais comuns, a fim de minimizar riscos. 

8- Perseverança

A última habilidade importante é uma das habilidades mais imperativas ao iniciar o seu próprio negócio. Você enfrentará desafios inesperados, pois não há garantias quando se trata de nada na vida. É crucial continuar andando, mesmo que isso signifique andar para trás; não importa o que aconteça, não fique parado! 

Steve Jobs disse uma vez: “Estou convencido de que cerca da metade do que separa os empreendedores bem-sucedidos dos infrutíferos é pura perseverança”. Estamos totalmente de acordo! Se você olhar para algumas das pessoas mais famosas e bem-sucedidas, as empresas delas estavam fracassando antes dos seus negócios virarem um sucesso. A maioria das pessoas teria desistido até esse ponto de fracasso, mas em vez disso decidiram aprender com seus erros e continuar avançando. Ao perseverar, você aprenderá a lidar com o estresse, com as rejeições ou mesmo com o progresso lento. Sua determinação será fundamental quando se trata de construir um negócio destinado ao sucesso. 

 

Quantas destas 8 habilidades empreendedoras , você tem? Quanto mais próximo você se aproximar de 8, mais próximo você está do sucesso. 

Ninguém nasceu sabendo de tudo, mas a boa notícia é que você tem todos os recursos à mão para aprender e alcançá-los.

Então o que você está esperando? Comece a trabalhar para sua vida de sonho!

Fonte: www.clublifedesign.com

Você pode gostar

Deixe um comentário