BE THE CHANGE!

por Paula Escobar

BE THE CHANGE!

Já ouviu falar no movimento Be The Change e nas B Corps?

Se sua resposta for “NÃO”, então prepare-se: porque agora você irá saber um pouco sobre ele e como as marcar estão se movimentando…

Trata-se de um movimento de benefícios, voltado para promover o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, consciente, sustentável em várias searas e sempre promovendo um consumo consciente, agregando valores para a sociedade.

Este movimento teve início em 2006 e foi criado pelo B Lab, nos Estados Unidos. É um movimento que visa trazer benefícios para a sociedade como um todo.

No universo coorporativo, promove o negócio para a construção de um ecossistema econômico diferente, mais resiliente, compartilhado e inclusivo e que entrega benefícios para o mundo.

“A ideia é que sejamos melhores empresas PARA o mundo”.
“B” vem da palavra inglesa “benefit”, que se refere aos benefícios sociais que podemos oferecer. E esse conceito vem crescendo não só no mundo coorporativo, mas cada vez mais nas pessoas. Um movimento que pratica a direção para um consumo consciente e estilos de vida mais sustentáveis.

E isso, não sou eu quem afirmo não! Pesquisa recente do “Akatu” mostra que 60% dos consumidores brasileiros acreditam que é papel das empresas não apenas seguir o que as leis determinam, mas contribuir para o desenvolvimento das sociedades. E, não é à toa, que atualmente existem 3.246 empresas com a certificação do Sistema Be The Change espalhadas pelo planeta. “Todas estão comprometidas com um plano de desenvolvimento contínuo, que sai da lógica de mitigação de impacto negativo para a de geração de impacto positivo. Usam a força dos seus negócios para a construção de uma nova economia. Ser parte do movimento B e ou ser uma empresa B não é uma posição, mas sim uma direção” . Uma empresa é certificada como B se ela causa melhores impactos, tanto sociais quanto ambientais.

O Brasil hoje está mundialmente representado como integrante do Movimento B Corps, através da gigante Natura, a Mãe Terra e o Rock in Rio, marcas que trazem uma visibilidade para o nosso país como empresas nesse movimento.

Agora, trazendo isso para o salão de beleza, que é onde orbitamos, esse movimento se apresenta numa crescente velocidade. Hoje, temos empresas de grande, médio e pequeno portes e microempreendedores (não menos importantes) com o olhar voltado para isso e se movimentando e se conectando de alguma forma. Porque eles sabem que isso está impactando diretamente a forma como são percebidos pelo seus consumidores, o que automaticamente impacta na conversão e análise de seus clientes sobre o seu negócio. E quem não acompanhar esse movimento, não só ficará para trás, mas também será malvisto ao olhar do seu público, que está cada vez mais antenado, preocupado e principalmente consciente.

E nós, da Reinaldo Teles Hair Tools®, sempre mantivemos nosso olhar atento e, assim, nos antecipamos e nos preocupamos com essas questões. Portanto, buscamos informar, conectar e nos associar a parceiros que conjuguem desta mesma filosofia, como alguns que temos o prazer de descrever aqui.

Vamos começar pela ColorTrak, que conta em sua gama de produtos com uma linha sustentável – ECO COLLECTION BAMBOO PAINT BRUSH. Temos também a Demann Brush, que já mudou todas as suas embalagens para se decompor de forma biológica e serem absorvidas pelo meio ambiente, sem qualquer tipo de agressão (totalmente compostável).

E, caminhando lado a lado nesse movimento, seguimos com a Elchim, que acoplou o ECO-FRIENDLY à sua tecnologia, que está toda voltada para que seu maquinário promova o mínimo de impacto possível na sua vida útil, devido ao uso diário de seus consumidores, reduzindo o consumo de energia dos produtos que entrega ao mercado. Sem mencionar seus outros artigos, como as escovas que são feitas com madeiras sustentáveis, além de ter seu processo fabril sustentável.

Este ano, teremos em nosso portfólio as novidades da Ceriotti, que também se destaca por suas inovações no campo da sustentabilidade e ferramentas inteligentes para o mercado da beleza. E sua mais incrível contribuição está sendo a Concept, a lâmpada patenteada e apresentada na Cosmoprof Worldwide Bologna 2022.

Trata-se de um sistema profissional que, além de ter a iluminação, possui filtragem múltipla, com filtros triplos, para eliminar fumaça, poeira ou qualquer coisa que possa incomodar o cliente ou o próprio cabeleireiro dentro do salão. Portanto, quanto mais lâmpadas estiverem presentes no salão, mais troca de ar será garantida, reduzindo problemas de irritação, de alergias ou simples lacrimejamento dos olhos.

A “Concept” também elimina germes e vírus presentes no ar e sua lâmpada interna (UV-C certificada, que não emite ozônio) garante um sistema de sanitização capaz de eliminar vários vírus.

O sistema de iluminação é sem fio, com ajuste de ponto branco de tons mais quentes a mais frios, até uma luz mais natural. “Isso permite não alterar o resultado da coloração no cabelo e garantir que a cliente veja a cor real, sem surpresas ao sair do salão”, menciona Guido Dell´Acqua – gerente de produtos da Ceriotti. Um simples controle remoto sem fio é capaz de gerenciar até quatro lâmpadas automaticamente, basta apenas selecionar o número da lâmpada correspondente. 

Be the Change CeriottiOutra grande inovação da Linha Concept é a linha de carrinhos verdes: sem corantes e todos em plástico reciclado. Toda sua produção passa por um programa de sustentabilidade que visa reduzir o consumo de energia na sua fabricação e recorrer a fornecedores de energia provenientes apenas de fontes renováveis.

Estamos sempre buscando apresentar para vocês informações que contribuam com o desenvolvimento do negócio e do mercado como um todo e para finalizar, por hoje, esse tema destacamos algumas outras empresas que também estão imbuídas deste sentimento e agregando muito para uma caminhada mais sustentável e de contribuição para a sociedade.

Dentre elas, destacamos a Viva beleza Verde e o Sebrae, que fazem um trabalho incrível de conscientização e suporte para o mercado da beleza como um todo e, através dos seus trabalhos, vêm mudando consideravelmente o olhar e ampliando a visão do trade para impactos positivos.

Para concluir, o “Movimento Be The Change” promove uma comunidade de líderes, impulsiona e mobiliza globalmente as pessoas usando o negócio como uma força do bem. Os valores e aspirações da comunidade “Be The Change” estão incorporados na declaração de Interdependência.

“Em todos estes anos de atuação, a RT busca contribuir fortemente para firmar, estimular e incorporar o consumo consciente através de suas atitudes e produtos como parte essencial para integrar um desenvolvimento sustentável no dia a dia do profissional da beleza. E, assim, propagar a importância de sermos conscientes e o quanto isso reverbera de forma positiva para a sociedade”. – Reinaldo Teles

Uma vez que as pessoas e as empresas incorporarem em seu DNA a geração de impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade, consumir seus produtos e/ou serviços será feito de forma mais consciente para ajudar a construir um mundo melhor, mais sustentável e inclusivo.

Seja esta conexão e corrente B – BE THE CHANGE!

1 Instituto Akatu é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo responsável.
2 Sistema Be The Change Brasil, é uma organização parceira do B Lab desde 2021, responsável pelo engajamento, divulgação local de todo movimento B em todo país e na América Latina.

Escrito por: Paula Escobar

Você pode gostar

1 comente

דירות דיסקרטיות ראשון לציון agosto 2, 2022 - 4:44 am

Itís nearly impossible to find educated people about this subject, however, you seem like you know what youíre talking about! Thanks

Responder

Deixe um comentário