Como se qualificar para trabalhar nos EUA?

por Paula Escobar
Trabalhar nos EUA

Como se qualificar para trabalhar nos EUA?

O passo-a-passo para trabalhar em um salão nos EUA

Você se lembra que, em nossa última postagem sobre este tema, falamos sobre o caminho para poder ir trabalhar no ESTADO UNIDOS?

Hoje continuaremos a falar sobre os passos e sobre os documentos que são necessários para essa jornada de trabalhar nos EUA, legalmente como cabeleireiro.

O primeiro passo é entender e averiguar todo o seu perfil. Saber se você se enquadra para poder se licenciar de imediato e ou se você ainda precisará de declarações e ou certificações complementares para aplicação na entrada do seu pedido de licença.

Nem todos os profissionais se qualificam para licenciar, sendo assim, antes de tudo precisamos traçar o seu perfil profissional para entender que tipo de documentação precisaremos juntar e em qual estado  pretende aplicar, porque cada estado nos EUA tem a sua própria regulamentação e, consequentemente,  entender se esse estado aceita as horas do Brasil é muito importante. Pois, existem estados que infelizmente não aceitam ou conseguem transferir.

Daí é necessário entender as manobras LEGAIS para conseguir validar e aproveitar as horas da instituição que você cursou no Brasil. 

Ao traçar o perfil do profissional, saberemos o melhor caminho a seguir para trabalhar nos EUA. Pode acontecer de o profissional precisar de mais certificações para poder seguir com o processo e ou uma carta que valide x horas ou anos de experiência para ajudar a compor a documentação. 

Já mencionamos que cada estado tem suas leis e regras na área da beleza, reunimos aqui informações dos principais estados para ajudar na compreensão do processo, dependendo do estado que você queira ir trabalhar nos EUA.

Trabalhar nos EUA: Estado da Flórida

Acata horas do Brasil para se regularizar, mas se você for diretamente do Brasil para lá, apenas com o seu certificado de uma escola brasileira, certamente você terá que passar por uma escola, “beauty school”. Pois o estado da Flórida exige um documento específico de uma “beauty school”, informando que está apto para exercer a profissão e menciona a carga horária. Independentemente de você ter 2 mil horas ou mais no Brasil, sempre vão direcionar você para que retorne à escola de lá. 

Eles, simplesmente, não irão conceder um documento liberando para tirar sua licença, vão exigir que estude e vão cobrar pelo curso e o valor de um curso lá gira em torno de US$20.000. É necessário efetuar a prova para tirar a licença. Já para atuar em uma barbearia, o Estado da Flórida, aceita as suas horas aula do Brasil e se qualifica para atuar neste setor sem precisar fazer a prova.

Entretanto, a escola que você cursou no Brasil precisa ser uma escola reconhecida (o que é muito difícil no Brasil)para você poder trabalhar nos EUA, Estado da Flórida. Eles só reconhecem o certificado se vier diretamente da instituição de ensino para o departamento deles.

O que acaba inviabilizando um pouco, porque é difícil os certificados de cursos avulsos serem aceitos, salvo uma academia internacional que seja reconhecida no mercado, mesmo sem ter uma certificação do MEC, como por exemplo a Pivot Point, ou o Senac que é registrada no MEC e reconhecida pelo governo brasileiro.

Aqui no Brasil, acredito que poucas academias sejam capazes de serem reconhecidas internacionalmente, salvo as das marcas como Instituto L´oreal, Wella, Keune e outras.

Quando o profissional é certificado como barbeiro através de uma escola do Brasil, eles reconhecem. Então a única licença na Flórida, que é possível fazer diretamente do Brasil sem ter intermediários, é a de barbearia.

Trabalhar nos EUA: Estado de New York

Já em Nova York, existe uma forma legal de qualificar o profissional para que ele não precise fazer a prova, como no caso de cosmetologia. Ele não precisa passar pela “beauty school” novamente para fazer a prova, como no caso da manicure.

Como? Tirando a licença primeiro por New York. 

Mesmo você morando fora de New York, é possível tirar a licença por lá. 

O profissional da beleza pode tirar a licença nos 50 estados se ele quiser. É claro que de acordo com a regulamentação daquele estado e se o estado vai aceitar seu status imigratório (alguns aceitam e outros não), mas você pode fazer uma coleção de licenças. 

Então, não precisa do endereço de um residente no estado, pode ser o seu endereço mesmo que fica em outro. Lembrando que cada estado pede coisas diferentes e é preciso pagar taxas e traduções, então tirar licença em vários estados vai da sua escolha e necessidade.

Ou seja, tem estados que não aceitam as horas do Brasil, mas aceitam a transferência de outro estado. New York aceita horas do Brasil, então o melhor caminho é se licenciar por New York e depois transferir para o estado que você quer atuar. Nova York abre as portas para os outros estados, inclusive para a Flórida, de forma LEGAL e regulada, de acordo com o que a lei diz.

Nova York é conhecido por ser o “Estado Santuário”, a terra da beleza e por ser um estado que recebe muitos turistas, somente alguns cursos exigem que o aluno seja licenciado.

Além disso, é um estado que não precisa de Tax ID, nem de Social Security. Se você não tiver o Tax ID, você só vai explicar para eles o porquê você não tem, como por exemplo, dizer que é estrangeiro e está indo fazer um curso que precisa da licença, ou dizer que você chegou a pouco tempo e ainda não tirou o Tax ID ou Social… ou seja, escreva e fale a sua situação do porquê você no momento não ter o Tax ID e eles disponibilizam a licença mediante a uma justificativa.

Observação: em Nova York é tudo propício para se licenciar como cabeleireiro, mas não para estética e massagem. Porque em Nova York este segmento é exigido uma graduação. Na Flórida, por exemplo, estética e massagem estão no nível de um curso técnico. Então, para se licenciar em estética em Nova York é mais complexo.

Outra área que é complexa para se licenciar em Nova York é a de barbearia. Aí, nesses casos aconselhamos seguir o caminho por outro estado, por exemplo, como a Flórida. Faça sua licença pela Flórida e depois transfira para Nova York, caso queira ter a licença de barbeiro no estado de Nova York. Somente esses dois segmentos na área da beleza são mais complexos em New York, de resto, as demais são possíveis qualificar o profissional sem a necessidade da temida prova.

Trabalhar nos EUA: Estado da Califórnia

O medo da maioria  em relação ao Estado da Califórnia é a prova, mas se você tiver 3 anos de licença de Nova York você não precisa fazer a prova na Califórnia. A Califórnia é considerada o estado mais difícil de se licenciar e trabalhar nos EUA.

Trabalhar nos EUA: Estado de Nova Jersey

Até à pouco tempo atrás, Nova Jersey não aceitava horas de países que não possuíssem um setor de licença como os EUA (Brasil por exemplo estava fora). Com isso, o profissional precisava voltar para a escola mesmo que tivesse 20 anos de experiência, além do Social Security.

Mas, o novo governador de Nova Jersey liberou algumas licenças para que pudessem ser feitas com a apresentação do Tax ID e aí passaram a aceitar horas do Brasil como a barbearia na Flórida.

Um conselho aos profissionais de Nova Jersey: façam primeiro sua licença por New York e depois transfira, vai ser muito mais fácil. Porém, eles também possuem a regra de que para evitar a prova é preciso ter 3 anos com a licença. 

Fazendo a prova, você pode solicitar por Nova York de imediato. Mas, mesmo fazendo a prova, ainda é mais fácil fazer por Nova York do que fazer o processo por Nova Jersey. Principalmente porque o estado de Nova Jersey é conhecido por olhar cada detalhe da sua aplicação e das suas horas/aula e, caso eles achem qualquer discrepância, eles te direcionam para retornar à “beauty school” e toda vez que retorna para lá, é uma indicação de que precisará passar pela prova para se qualificar para atuar no estado.

Trabalhar nos EUA: Estado de Massachusetts

Em Massachusetts funciona da mesma forma, é indicado tirar primeiro em Nova York e depois solicitar a transferência para Massachusetts. Desta forma, o profissional é qualificado sem a necessidade de fazer a prova em Massachusetts.

Trabalhar nos EUA: Estado de North Caroline

North Caroline não aceita horas de fora do país, então um profissional da beleza nesse estado teria que obrigatoriamente voltar para a escola. PORÉM, eles aceitam a transferência de outro estado, ou seja, se licencia por Nova York e depois transfere-se para North Caroline.

Trabalhar nos EUA: Estado de South Caroline & Georgia

South Caroline aceita horas do Brasil, mas tem que fazer a prova, não tem jeito. E também precisa ter o Green Card e Social Security. Então, precisa já ser residente no país para poder se licenciar ou ter um sponser de trabalho.

Como pode notar com as informações acima, os melhores caminhos a seguir são: NOVA YORK & FLORIDA

Licenciar-se por Nova York é método que mais fazemos (desta forma, você terá uma licença ativa no país sem a necessidade da prova, como explicamos acima).

Espero que estas informações tenham sido válidas para que se entenda como funciona o sistema Americano para estrangeiros que buscam trabalhar nos EUA dentro da legalidade.

Dicas Finais – As regulamentações dos estados mudam bastante, de ano para ano. Então, fique sempre ligados e converse com uma empresa de assessoria de licença, como nós. Podemos lhe informar o caminho que você pode tomar, de acordo com o seu perfil profissional e objetivo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco que podemos lhe assessorar para você trabalhar nos EUA!

No próximo post, falaremos sobre o Green Card e suas especificações por área de trabalho…

Este Post faz parte de uma série de textos sobre como se licenciar/ trabalhar nos EUA de forma legal.

Outros post/ Links:

Post “Trabalhar como Cabeleireiro nos EUA”

Post “Como conseguir se licenciar nos EUA?”

LIVE com Daniel Borges

Escrito por: Paula Escobar

Você pode gostar

3 comentários

Fabricio agosto 22, 2023 - 8:34 pm

Preciso trocar minha licença,me chama por favor (774)417 8662

Responder
Reinaldo Teles setembro 4, 2023 - 1:58 pm

Bom dia Fabricio,

O meu whatsapp pessoal é: (21) 99921-1777 – Reinaldo Teles!

Responder
Simplificando: Investir e Viver nos EUA | Blog do Rei janeiro 23, 2024 - 11:45 am

[…] Leia aqui: Como se qualificar para trabalhar nos EUA? […]

Responder

Deixe um comentário