Tesoura: Cuidados e Manutenção

por Reinaldo Teles
Afiação de Tesoura

Tesoura: Cuidados e Manutenção

Para realizar um bom corte de cabelo, você precisa ter uma tesoura apropriada que o ajude a fazer o trabalho perfeito. Independente do preço que pagou pela tesoura, todas elas precisam de manutenção adequada e cuidados.

Todas as tesouras devem ser preservadas conforme descrito no manual da mesma. O cuidado e a manutenção são os elementos chave para obter o máximo desempenho da sua ferramenta. Deixar de realizar cuidados adequados diariamente provavelmente resultará em tesoura danificada e desempenho insatisfatório.

Reserve um tempo para ler atentamente as informações a seguir e, se tiver alguma dúvida, ligue para (21) 99921-1777 (Reinaldo Teles). Com a manutenção adequada, a sua tesoura terá um desempenho melhor do que qualquer da indústria. Esta informação é o resultado de muitos anos de pesquisa e testes. Os métodos e técnicas são comprovados e garantem que sua tesoura funcionará “como nova” pelo maior tempo possível.

Tensão Correta e Ajuste

O teste de tensão correta deve ser realizado diariamente, especialmente nos primeiros dois meses de uso. Durante esse tempo, a arruela na área do pivô estará assentando e, ao fazê-lo, a tensão da tesoura diminuirá e precisará ser ajustada.

Não use tesouras se a tensão estiver incorreta. À medida que a tensão diminui em uma tesoura, o parafuso se afrouxa e as lâminas começam a se separar. Se você tentar cortar com uma tesoura, nessas condições, ela vai entortar ou dobrar o cabelo. A única maneira de uma tesoura com tensão frouxa cortar é se as lâminas forem unidas usando  a pressão horizontal do polegar . Ao fazer isso, você irá cegar e perderá a afiação das suas lâminas rapidamente. Por esses motivos, é de extrema importância que você verifique a tensão diariamente e ajuste quando necessário.

Posição Correta da Tesoura

Posição Correta da Tesoura

Testando a tensão correta:

  • Segure a tesoura como se fosse executar a técnica tesoura sobre pente;
  • Vire a mão com o polegar paralelo ao teto (a palma voltada para cima) (Nº2);
  • Abra as lâminas completamente, movendo apenas o polegar (para cima) (Nº3);
  • Remova o polegar e permita que o peso das alças feche as lâminas;
  • Observando o comprimento das lâminas, se as lâminas permanecerem quase totalmente abertas, a tensão está correta (Nº4);
  • Se as lâminas fecharem pela metade, ou mais, a tensão está muito frouxa e o procedimento de ajuste de tensão deve ser realizado (Nº5).

Lubrificação e Limpeza

“Lubrificar e limpar” é uma prática importante que garante que sua tesoura tenha um desempenho consistente e permaneça precisa (afiada) durante toda a vida útil do corte. Um processo de duas fases, envolve a limpeza e, em seguida, a lubrificação dos principais pontos de contato de uma tesoura, minimizando o desgaste e danos desnecessários.

Por que lubrificar e limpar diariamente?
Lubrificação e limpeza diárias irão melhorar o desempenho e prolongar a vida útil de corte de sua tesoura. Limpeza e lubrificação regulares protegem contra ferrugem e deterioração do contato químico/umidade no ambiente do salão, acúmulo de bactérias que atraem detritos no pivô interno e na área da lâmina, reduz o atrito do movimento da lâmina e prolonga a afiação.

Entre cada atendimento: Utilize uma toalha de pano macio, limpe bem a tesoura e as lâminas após cada corte de cabelo. Isso reduzirá o acúmulo de produtos químicos e detritos, que podem afetar adversamente o desempenho de sua tesoura durante o dia de trabalho.

Diariamente: No final de cada jornada de trabalho, antes de sair do salão.

Com a tesoura na posição fechada, adicione uma gota de óleo na lateral do parafuso. Isso lubrificará o parafuso e o pivô, evitando desgaste desnecessário nessa área (Nº 6).

Lubrificação da Tesoura

Abrindo as lâminas da tesoura, adicione uma linha de óleo em ambas as superfícies internas das lâminas. Limpe cuidadosamente o excesso de óleo no pivô. Isso lubrifica todos os principais pontos de contato das lâminas, evita o desgaste e prolonga a afiação (Nº 7).

Adicione duas ou três gotas de óleo na área do pivô, abrindo e fechando as lâminas de três a cinco vezes. Isso permite que o óleo retire quaisquer detritos presos no pivô (Nº 8).

Em seguida, limpe cuidadosamente as lâminas, a articulação e a área do parafuso para remover todo o excesso de óleo. O óleo secará protegendo todos os principais pontos de contato antes do próximo dia de trabalho.

Uso adequado da tesoura

Se você seguir estas orientações o tempo útil de uso da sua tesoura irá ser maior.

Só corte cabelos com tesouras apropriadas. Dê preferência por cortar cabelos limpos.

Verifique regularmente para ver se sua tesoura necessita de ajuste.

Não corte cabelos que estão impregnados de produtos químicos, no momento da química, pra ser mais exato, (coloração, relaxamento, descoloração, progressivas, escovas disciplinadoras, etc.) esses produtos irão danificar as lâminas da sua tesoura.

O uso frequente da tesoura suja, cega, danifica e encurta o tempo de vida dela. Então faça a você mesmo (e a sua tesoura) o favor de: limpar, secar e lubrificar!

Se precisar de serviço de manutenção e afiação de tesouras então entre em contato conosco! Fale com Reinaldo Teles (21) 99921-1777!

Você quer saber qual a pressão e técnica de polegar adequada? Leia o nosso próximo post!

Fonte: Hikari Scissors

Você pode gostar

1 comente

Tesoura: Técnica do Polegar | Blog do Rei dezembro 12, 2022 - 2:37 pm

[…] ReiPro […]

Responder

Deixe um comentário